O CAMINHO
Em abril de 2014 o idealizador do CAMINHO DE APARECIDA (www.caminhodeaparecida.com.br) da cidade de Alfenas/MG, Rodrigo de Paula Costa (Rodriguinho) com sua esposa Rose estiveram em Delfim Moreira/MG para reunião para abertura de um ramal do CAMINHO DE APARECIDA com Zé Mucinho, proprietário da pousada La luna. Além da visita a cidade Rodrigo ouviu um pouco mais da história da cidade, da cultura, das personalidades (ele já sabia que Padre Léo era Delfinense) e da importância de Delfim Moreira para preparação para travessia da Serra da Mantiqueira. Após coletar todas informações ele deixou um lote de plaquinhas do CAMINHO DE APARECIDA para ser fixadas na área urbana e rural.
No final da reunião Rodrigo que já pensava nas possibilidades de um CAMINHO novo sugeriu um CAMINHO exclusivo para Delfim Moreira e cidades vizinhas. Um caminho que seria chamado de CAMINHO PASSOS DE PADRE LÉO, já que padre Léo viveu e estava sepultado em Itajubá/MG, viveu sua infância no bairro rural do Biguá em Delfim Moreira e do outro lado da Serra da Mantiqueira, no lado Paulista Padre Léo celebrou por anos na CANÇÃO NOVA em Cachoeira Paulista/SP, Piquete/SP e pelo trabalho na Comunidade Bethânia em Lorena/SP. Com a intenção de levar o peregrino aos locais onde padre Léo passou, deu seus PASSOS na missão de evangelizar.
Em maio de 2014 entregou a logomarca, com o nome do CAMINHO e um simulado de um mapa saindo de Itajubá/MG, bairro de Água Limpa, Biguá, Barreirinho, Delfim Moreira, alto dos Marins, bairro dos Marins, Piquete/SP, Cachoeira Paulista/SP, Canas/SP e Lorena/SP (COMUNIDADE BETANHIA). Devido ao Caminho de Aparecida estar em plena atividade ainda necessitando de ajustes Rodrigo pediu para não participar das atividades seguintes por não ter tempo nem recursos pra ajudar em 2 CAMINHOS.
Em março de 2018, a Prefeitura Municipal de Delfim Moreira/MG, juntamente com consultor Turismólogo Rafael de Araújo, lançam o Projeto Passos de Padre Léo. Material muito bem elaborado com o percurso e segmentação por trechos, sinalização, identidade visual, ponto de apoio e credenciamento e atrativos naturais, culturais e religiosos.
Em 2019 o projeto ganhou força, quando os voluntários do Caminho de Aparecida, se juntou ao projeto, colocando o projeto na prática. Deu inicio a um grupo de voluntários, pessoas que estivesse dispostos a colocar a "mão na massa" para que este projeto saísse do papel.
Em dezembro de 2019, iniciou a primeira fase da sinalização do Caminho Passos de Padre Léo. Deu inicio junto ao Caminho de Aparecida, no bairro Ponte Santo Antonio, seguiu até o Bairro Biguá, percurso da antiga linha de trem do Biguá até Delfim Moreira.
Em fevereiro de 2021, com doações foi possível finalizar a sinalização do Caminho Passos de Padre Léo, seguindo de Delfim Moreira, atravessando a Serra da Mantiqueira até o Vale do Paraíba, na Comunidade Bethânia.
Em fevereiro de 2021, reunião com responsáveis da Comunidade Bethânia de Lorena/SP, para acertos finais para lançamento oficial do Caminho Passos de Padre Léo, durante a Santa Missa de celebração de 1 ano de entrada do Processo de Beatificação de Padre Léo, onde será dado a Benção Solene do Caminho Passos de Padre Léo.